segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Matilde e o Cartão Corporativo

A Ministra Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, terá o uso do Cartão de Crédito Corporativo analisado pela CGU (Controladoria Geral da União), de acordo com encaminhamento da Comissão de Ética Pública que suspeita de "implicações legais".

É impressionante como a imprensa burguesa e o conservadorismo em geral confundem as coisas. É só procurar no Google para verificar como tiram proveito da situação de forma sorrateira em seus blogs. Usam a notícia dada pelas organizações globo (Jornal Nacional, O Globo e G1) para atacar um organismo institucional, confundindo propositalmente a imagem da pessoa física que ocupa tal organismo com a instituição em si (a pessoa jurídica).

Quer dizer que se o Ministro da Educação for flagrado em alguma atividade ilícita, os mesmos defenderão o fim do Ministério da Educação, com o consequente fechamento de escolas, etc.?

Por outro lado, é nítido o desespero dos representantes do conservadorismo, como Ricardo Noblat, que afirmou só agora saber a finalidade da existência da Seppir. Estão atônitos diante das proporções que o debate sobre o racismo tem tomado no Brasil.

A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) é um órgão cuja existência, em termos de relevância e referência, não possui precedentes na história e nem equivalentes no mundo - nem mesmo na África do Sul ou nos EUA! É um fruto direto da luta do povo negro no Brasil, após muito suor e sangue derramados, muita mobilização e inclusive muitas mortes, vide o que ocorreu em Palmares há alguns séculos atrás...

Espero sinceramente que o movimento negro saiba separar as coisas e encare o debate que vem por aí de cabeça erguida, como sempre fez ao longo de sua história. A Seppir está acima de qualquer divergência política do movimento negro, assim como também está acima da figura da ministra Matilde. Não permitamos que cuspam em nossa história impunemente.

Cabe à Justiça brasleira julgar o mérito de qualquer suspeita, assim como cabe à Matilde usufruir de seu direito de defesa, independente de qualquer estrago que a imprensa venha a fazer, pois o povo brasileiro já não adere a risca às tentativas de manipulação da imprensa brasileira. Ficando comprovada alguma irregularidade, que os culpados paguem diante da justiça.

E os reacionários que esperam que o Brasil dê um passo atrás num momento em que o mundo todo nos observa e nos foca como modelo em termos de promoção da igualdade racial, que venham para o debate, mas de forma franca e direta, de preferência...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

R. I. P. Pimp C

Ainda sobre o impacto da morte de Pimp C (Chad Butler) estamos começando o ano de 2008. Pimp C foi encontrado morto no Mondrian Hotel em Hollywood, Califórnia, no início de dezembro do ano passado. Os legistas ainda estudam a causa da sua morte, porém está descartada a possibilidade de assassinato.

Aos 33 anos, o membro do grupo UGK ao lado de Bun B morreu deixando esposa e três filhos. O sétimo album da dupla "U.G.K. (Underground Kingz)" estreou em #1 no Billboard 200, com o hit "Int'l Players Anthem (I Choose You)" garantindo ao grupo uma indicação ao Grammy.


Uma grande baixa, com certeza, que deixará uma lacuna no rap americano, em especial para os fâs de "South Side"...