quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eleições Polêmicas no Zimbabwe

x
Morgan Tsvangirai, candidato do MDC (Movimento pela Mudança Democrática) à presidência da República do Zimbábwe, desistiu de disputar as eleições e está refugiado na embaixada da Holanda de Harare. Após haver ganho o primeiro turno numa leição "suspeita" devido a possibilidades de fraudes, ele afirma que não existem condições seguras para a realização de uma eleição idônea e transparente. Robert Mugabe, atual presidente, está no poder há 28 anos e afirmou que "somente Deus, que o colocou lá, poderá tirá-lo do poder". Tsvangirai afirma que mais de 70 (no mínimo) de seus simpatizantes foram mortos e centenas intimidados, proibidos de se reunirem ou agredidos fisicamente. O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, um dos mais próximos aliados de Mugabe, pediu a ele que interrompa a onda de violência. Mugabe, de sua parte, acusa o MDC de práticas violentas. Difícil acreditar que Mugabe não tenha culpa no cartório. Parece evidente. Mas que ele coloca interesses imperialistas, em especial britânicos, em cheque, isto também é verdade. O que coloca em dúvida muitas informações que recebemos via imprensa burguesa mundial.
x
Forest Whitaker representou no cinema, tempos atrás, o também ditador Idi Amim. Figura polêmica em Uganda, o ditador foi responsável por um genocídio de mais de 100 mil pessoas. Alimentava seus crocodilos com suas vítimas e expulsou 40 mil pessoas, entre indianos e paquistaneses, de Uganda. O filme "O Último Rei da Escócia" mostra uma parte de suas peripécias. Mas deixa também os interesses ingleses por lá sob suspeita óbvia.
x
A imprensa internacional, em especial, tem acompanhado estes acontecimentos na África. O que eles não dizem é que isto nada mais é do que uma herança do colonialismo europeu, que dividiu o continente na régua, desrespeitando limites geográficos e etnias diversas, se apropriou das riquezas do território africano e sequestrou milhões de negros que tiveram como destino a escravidão colonial. Um continente pilhado e massacrado por europeus, que agora se "chocam" com os resultados das barbaridades que promoveram por lá até pouco mais da metade do século passado...
x

domingo, 22 de junho de 2008

Bun B - II Trill

Saiu o novo álbum do Bun B, "II Trill", o segundo da série. Muito bom por sinal. Estreiou em 1º lugar na Billboard, na parada de álbuns de rap.


Gostei da faixa 3 "Damn I'm Cold (featuring Lil' Wayne)" (a melhor...), que lembra as antigas do UGK com um órgão bem louco conversando com um baixão pesado no primeiro plano. A badalada faixa 2 "That's Gangsta", que trás Sean Kingston em compania do velho B, me decepcionou. Gostei também da faixa 8 "Get Cha Issue", sinistra. A faixa 11 "Underground Thang" é pra matar a saudade do finado Pimp C (clique aqui) e tem um refrão louco... A 14 também é interessante, com um ragga muffin' no refrão (acompanhado por órgão também) e cordas bem sinistras ao longo do som - lembram um pouco as músicas de faroeste - uma mistura bem legal no conjunto. "Angel In The Sky" é a 16ª e fecha bem o álbum, bem baladona.

Aprovado!

Quem quiser conferir, clique aqui! (Loko do Cerrado)

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Boston Celtics Campeão!



Salve os Campeões! Salve o Big Three, Garnett, Allen e o MVP Paul Pierce! Salve Doc Rivers e Ainge! Salve Bill Russell! Salve Auerbach! Parabéns Celtics! Beat LA!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Spike Lee e Michael Jordan juntos!



O velho e bom diretor de cinema Spike Lee anunciou que lançará, em 2009, no festival de Cannes, um documentário sobre a carreira de ninguém menos que Michel Jordan, o ex-jogador de basquete que se tornou mundialmente famoso por suas façanhas no Chicago Bulls, franquia da NBA, e é considerado quase que unanimamente como o maior de todos os tempos.


O cineasta, que já tinha rodado anúncios publicitários com Jordan para uma empresa de tênis, já foi indicado a dois Oscar's - "Faça a Coisa Certa" (1989) e "4 Little Girls" (1997) - afirmou que seu amigo pessoal (Jordan) estará em Cannes no ano que vêm. "Miracle at St. Anna", que será finalizado no final de julho e estreará nos Estados Unidos no dia 10 de outubro, é sua próxima produção que fala sobre quatro membros negros da Divisão 92 do Exército americano que foram seqüestrados em uma localidade da Toscana e tiveram que enfrentar seus comandantes racistas e os nazistas. Para saber mais sobre Spike Lee e seu último documentário sobre o Katrina clique aqui.




Michael Jordan, atualmente dirigente da NBA, possui marcas memoráveis. Foi 6 vezes campeão da NBA, 5 vezes MVP, ganhou 2 campeonatos de enterradas e foi membro do histórico "Dream Team" em 92. Quando jogava, ficou conhecido como air Jordan, pois diziam que ele controlava a gravidade e andava no ar. Possui uma incrível média de 30,1 pontos por jogo na carreira, a maior da história da NBA. Para saber mais sobre a NBA clique aqui e aqui.