domingo, 27 de julho de 2008


O novo álbum "Detox" do celebradíssimo produtor e rapper Dr. Dre (ex-NWA) está em fase de finalizações. Conforme declarações ao USA Today, o CD sai até o fim de 2008, com participações de Jay-Z, Nas e Lil Wayne. Historicamente, estes rappers não acompanharam o Dre em álbuns anteriores, o que abre espaço para especulações sobre que estilo o lançamento vai seguir. Snoop, por exemplo, tem sido um parceiro muito mais fiel, que marcou presença nos dois últimos álbuns. Embora tenha produzido rappers questionáveis (vide Eminem, por exemplo...), Dre tem mantido um bom padrão em seus álbuns sólo, conforme aconteceu em "The Chronic" e "2001", que vinham numa linha Gangsta. Mesmo "2001", cheio de inovações que revolucionaram o rap da época em termos de produção, foi aprovado pelo público do Gangsta Rap mais pesado e também pelo público de Rap "mainstream" em geral, coincidência rara de acontecer.

O fato é que, se tratando do produtor que tudo que toca vira ouro, ou disco de ouro, a espera torna-se angustiante. Cresce, com certeza, o clima de ansiedade para este lançamento. Mesmo sabendo que o mestre Dre sempre inova, esperamos que venha pesado e com a qualidade de sempre.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Graffiti e Aerografia em Campinas

x
Seguem algumas fotos de trampos de um grafiteiro parceirão meu lá da região do São José e Jd. das Bandeiras: o Binho. Além dos tradicionais rolês com as latinhas de spray, ele trampa também com aerografia. Muito louco. Muitos grafiteiros tem restrições ao aerógrafo, até um certo preconceito mesmo. Eu acho que desde que se separe bem as coisas, os dois são válidos. Desde que a essência da arte da latinha não se perca, é claro. E que não se confunda: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Aerografia não faz parte do Hip Hop. Mas também é uma forma de arte. Podendo, inclusive, ser uma boa fonte de renda, já que o foco principal do Graffiti não é este... Interessados, entrem em contato que eu dou um salvão nele com certeza.
x

Acima, um trampo em capacete. Abaixo, o Ice Cube numa camisa. O Binho é da mesma quebrada que o Alex F, o finado Xandão do Sistema Negro.


Este, abaixo, que eu pesquei lá no Orkut do Binho, é um trampo do grafiteiro Washington (WPPL). Pelo que me consta, é o primeiro grafiteiro de Campinas. O cara é das antiga, old school mesmo, do tempo em que as informações sobre o Graffiti eram raras e o preconceito era maior que hoje em dia. Naquela época não tinha grafiteiro "de revista", quem aprendia era na raça, na rua mesmo. O cara grafitou o Nifama... Quer mais o quê né...

O que Rola no Mundo do Basquete...


Kobe Bryant e Lebron James (na foto acima) integrarão a equipe que disputará as Olimpíadas de Pequim. Alguns fracassos da seleção norte-americana colocaram sua reputação em cheque. Os inventores do esporte são considerados por muitos como apenas mas uma seleção em um meio nivelado internacionalmente. Eu, particularmente, discordo.

Enquanto isto, a seleção brasileira, conforme o esperado, ganhou do Líbano e perdeu da Grécia. Até aí, nenhuma novidade. Sexta, 13:30, jogará uma partida de vida ou morte contra a Alemanha. Apesar do bom desempenho de Alex, Splitter e Huertas, o que também já era previsto, uma derrota não será uma zebra.

Na NBA, o ala Marcus Vinícius fará parte da equipe do Suns na Summer League (Liga de Verão). Ele irá buscar uma chance de estar entre os 15 que jogarão a próxima temporada da NBA. não tenho nada contra ele. Pelo contrário. Mesmo que de forma desastrada e num mal momento, foi o único a questionar o absurdo que foi o desempenho do Brasil no pré de Las Vegas de forma crítica, botando o dedo na ferida. Torço para que ele se recupere e bote a cabeça no lugar.

segunda-feira, 7 de julho de 2008


A União Africana está sendo pressionada pela ONU, pelos Estados Unidos e pela Europa, para que rejeite a reeleição de Mugabe. Os Estados Unidos redigiram um projeto de resolução para o Conselho de Segurança da ONU prevendo sanções contra o Zimbabwe, incluindo um embargo às armas com destino ao país. As Nações Unidas consideraram que o escrutínio não teve legitimidade e os observadores da União Africana dizem que a votação não esteve conforme os níveis de democracia exigidos. A saída para a crise no Zimbabwe ocupa os trabalhos da União Africana, na estância egípcia de Sharm el-Sheik. De certa forma, era o que muitos torciam para que acontecesse: uma pressão internacional contra Mugabe.

Não tenho procuração para defendê-lo, nem tampouco vou bancar o “advogado do diabo” aqui, até porque tenho poucas informações confiáveis sobre o que realmente acontece no país. Acho, realmente, muito improvável que o Mugabe seja totalmente inocente das acusações que pesam sobre ele. Mas recebi um e-mail esses dias que confirmou algumas suspeitas que eu já havia manifestado aqui no Blog (leia aqui mesmo, abaixo do post do Xzibit)). O Zimbabwe possui 11 milhões de habitantes, 73% deles na zona rural. Apenas 4.500 proprietários brancos possuem 80% da terra cultivável, cerca de 7 milhões e meio de hectares. Milhões de negros camponeses se amontoam nas terras mais secas e de píor qualidade.

Segundo consta em artigo de Andreu Martí (leia na íntegra aqui), o governo Mugabe havia conseguido 96% de alfabetização, algo raro na África, até antes do bloqueio econômico e a crise de 1997. O Zimbabwe, como é comum na África, é um país rico em minerais: cromo, níquel, ouro, cobre, amianto, ferro, entre outros. As empresas que exploram esses minérios são norte-americanas. A Fundação Westminster para a Democracia, que financia a oposição, têm por trás a Grã-Bretanha (Ingleses...), os antigos colonizadores.
x

O boicote internacional vai fazer retroceder os avanços sociais (pequenos, mas importantes) e nivelar, em termos de miséria, o Zimbabwe e o restante do continente. Pelos acordos feitos em 1980, a Grã-Bretanha indenizaria seus fazendeiros brancos no Zimbabwe para que suas terras passassem para mãos de campesinos negros. Com o pretexto de que “as terras iriam parar nas mãos de amigos de Mugabe”, este processo foi interrompido ainda nos anos 80.

A violência é artifício utilizado de ambos os lados. Há notícias de partidários de Mugabe que também foram assassinados.

A Igreja Católica, que também possui seus interesses, e participou de todo o processo colonial de pilhagem da África, também está contra Mugabe.

Se é verdade que qualquer acusação de ataque a direitos humanos deve ser investigada e, caso comprovada, combatida, também é verdade que existe o interesse, por parte das grandes potências, de dar continuidade ao saque de riquezas minerais e agrícolas, ainda que isto custe a morte de milhões de pessoas. A imprensa burguesa ocidental, muitas vezes, é um instrumento de defesa dos interesses imperialistas neo-coloniais das grandes potências...

domingo, 6 de julho de 2008

Xzibit e Nicholas Cage Juntos

x

O rapper Xzibit vai estar no filme policial "The Bad Lieutenant" (Vício Frenético), que conta com Nicholas Cage, Eva Mendes e Val Kilmer. O Mc apresenta o programa da MTV americana "Pimp my Ride", onde o público manda cartas para que o astro reforme seus carros velhos, através da equipe de mecânicos do programa chamada "West Coast Customs". Para quem não sabe, o quadro "lata Velha", do Luciano Huck, foi copiado do "Pimp my Ride", numa versão piorada. O programa americano, exibido legendado pela MTV brasileira, é mais divertido (Xzibit, impagável, garante umas boas risadas...), e mais objetivo, pois não tem aquela chatice de o convidado ficar se matando num "desafio", exposto ao ridículo que gera um ibope ao programa global às custas de humilhar o convidado publicamente.


O filme é uma refilmagem de um cult de 1992, que teve Harvey Keitel como protagonista. Na história, um policial corrupto, envolvido com drogas, sexo, jogatina e roubo em Nova York, fica obcecado pelo caso do estupro de uma freira. Nicholas Cage e Val Kilmer formarão uma dupla de policiais e Xzibit será o vilão da história, o "Big Fade". O rapper já havia feito "XXX 2: Estado de Emergência" (2005), "A Gangue está em Campo" (2006) e "Arquivo X: Eu Quero Acreditar" (2008).
x