quarta-feira, 23 de setembro de 2009

MC Ren: O Vilão Está de Volta!



2009 pode ser o ano de MC Ren. Se levarmos em consideração a música abaixo (produzida por Tha Chill), divulgada este ano na internet, o “Vilão” está de volta às suas raízes!

Mc Ren, em recente entrevista a um site gringo, disse que queria dar um tempo e ficar com sua família. Por isso andou longe dos estúdios. O novo álbum de Ren está 90% pronto, segundo informação postada no Twitter!!!

Ren teceu críticas às posições políticas do seu país durante a entrevista, chegando a dizer que é um erro a postura de “valentões do mundo” que os americanos possuem, instalando bases militares em diversos países ao redor do mundo. Ele pergunta ao entrevistador se ele conhece alguma base militar de outro país dentro dos EUA...



Mc Ren afirmou também que ter Obama na Casa Branca é melhor do que McCain, mas que o Obama sozinho não fará muita coisa, apesar de ser um cara legal. De qualquer forma, o sistema se mantêm muito parecido, com as mesmas pessoas lhe dizendo o que fazer...

Ren comentou a morte de Eazy E e lamentou também a morte do DJ Train, um parceiro das antigas que ele também perdeu, que o acompanhava como melhor amigo desde a escola. A morte de Train não repercutiu tanto quanto a de Eazy. Disse que a Tomica, viúva de Eazy E, por mais que tenha se esforçado, não conseguiu ser para a Ruthless o que o Eazy E era.

O "Vilão" comentou sua relação com Dr. Dre, explicando a polêmica sobre sua participação na música Bang Bang do álbum “2001”: ele chegou a botar a voz e não sabe porque não saiu no CD. De qualquer forma, não ficou mágoa, até porque ele aparece em outra faixa. Ren disse que hoje em dia você liga o rádio e se depara um um rapper cantando em suas batidas (se referindo a Dre) e que isso o motiva a ser diferente deles. Ao que tudo indica, parece que as letras virão bem críticas, sem poupar o “mainstream” do rap. Ele disse que os dois - ele e Dre - estavam ocupados e que em função disto se distanciaram, mas que não houve treta. Dos integrantes do NWA, o que ele possui menos contato é o DJ Yella.

Correm boatos na internet que Dr. Dre e Ice Cube estarão participando deste novo trabalho, mas Ren não confirma estas informações. O álbum é guardado a sete chaves, em segredo total...

O que mais me impressiona no trabalho de Ren é a coragem de trampar um rap pesado sem medo do que isto pode significar em termos de vendagem. É um dos maiores vocalistas e letristas do rap americano, sem sombra de dúvida. Simplesmente clássico.

Aguardamos as novidades com ansiedade e assim que surgirem estaremos acompanhando por aqui.

domingo, 20 de setembro de 2009

Ment's Criminais: Prata da Casa


Essa rapaziada é da quebrada. A zona leste de Campinas é um berço de vários grupos de rap, este é mais um deles. Fico feliz de ver a rapaziada nos trampos, gravando musica nova, videoclipe, etc. O blog dos caras tem mais informações (clique aqui). Tem um irmãozão meu que é dessa banca, o Rafael, do antigo grupo ZNC.


Hoje eu assisti o novo clipe dos caras pela primeira vez. Várias quebradas por onde eu já passei. Muito louco... Segue o link: Rodriguinho.


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

8 anos de impunidade!


Tá aí um cara que ousou mexer com grandes interesses e inverter prioridades em Campinas...


8 anos sem Toninho... Parece que foi ontem...

Saiba mais clicando aqui.

Os Artistas e a Política Cultural de Campinas




Esta semana aconteceu uma manifestação na Prefeitura de Campinas que reuniu diversos artistas da cidade. São pessoas cujos projetos foram aprovados no FICC (Fundo de Investimento em Cultura de Campinas) e que não receberam ainda. Acho válido que artistas se mobilizem, ainda mais se considerarmos que é algo raro na Cidade.


O artista, de um modo geral, se move por interesses particulares, sem se colocar diante do poder público e da sociedade enquanto classe. Se esconde atrás de um "pseudo-anarquismo", que na verdade é uma forma de não tomar partido político, não se posicionar, visando apenas garantir a sua própria inserção pessoal. Critica a tudo e a todos e se move por uma pretensa "neutralidade", que na verdade serve de escudo para esconder as intenções mais mesquinhas e egoístas possíveis, do alto da vaidade de cada um...


Sem tirar o mérito de quem se articulou para garantir seu espaço, com dignidade e honestidade, eu acredito que melhor seria lutar por uma política cultural à altura de uma cidade do porte de Campinas. O ganmha pão de cada um é apenas uma consequência disto.