quinta-feira, 5 de maio de 2011

Liberdade!


O rapper Dexter iniciou sua carreira no grupo Tribunal Popular em 1991. Mas foi após ser preso, então com o grupo 509-E, cujo nome faz referência à cela que ele ocupava com seu parceiro Afro-X, que Dexter alcançou o sucesso. Aos 37 anos - depois de 13 anos de prisão - o rapper Dexter ganhou sua liberdade no dia 20 de abril de 2011. Desde 2008 ele já cumpria no semi-aberto. Fenômeno de popularidade e carisma no rap brasileiro, tendo vendido mais de 400 mil cópias de seu primeiro CD, mesmo dentro da prisão, Dexter está agora em carreira sólo, após divergências com seu ex-parceiro Afro-X.

O que mais me impressiona no rapper Dexter é sua coragem e militância política. Consciente de seu papel, nunca teve medo de comprar briga com quem quer que fosse, mesmo sabendo que poderia sofrer represálias e preconceitos, como de fato sofreu. Exemplo são as consequências sofridas após um embate entre o 509-E e o militar fascista Conte Lopez, então deputado. Sair para apresentações externas ficou mais difícil depois deste debate. Para quem quiser se aprofundar, confira este post (clique aqui) sobre o documentário "Entre a Luz e a Sombra".


Em tempos de "rap pop", Dexter é uma prova de como o engajamento político é necessário e pode ser exercido com criatividade e inovação, ao contrário do que muitos afirmam, ao entenderem que ser crítico está desgastado. Estes, na verdade, querem se adequar às exigências da mídia brasileira, adocicando suas letras. Dexter, como na música "Não Vejo Nada", mostra que o rap continua sendo compromisso, conforme pregou Sabotage (em memória).
  
Já passou da hora de o Estado brasileiro pautar alternativas de ressocialização para os presos. O sistema carcerário, da forma como atualmente se encontra, está fadado ao fracasso. Mais do que isto, é preciso maior investimento em políticas sociais, como de cultura, assistência social, saúde, educação... Só assim evitaremos a entrada de novos jovens no crime.


O que eu vejo são crianças longe da escola
trabalhando nas biquera e jogando fora
um futuro que até então era promissor,
quem sabe ser um empresário ou notável doutor
mas não, eles estão andando na contra mão,
num barco à deriva sem rumo sem direção,
eu vejo a violência em ascensão,
eu vejo ali na cracolândia ,a destruição,

"Não Vejo Nada" (Dexter)


Pagou bem pago sua dívida com a sociedade e foi capaz de se regenerar. Não pelo sistema, mas pelo rap. Tornou-se uma referência em termos de recuperação, mostrando a toda uma geração que é possível lutar pelo que acreditamos. Seus passos, a partir de agora, serão acompanhados por todos nós que lutamos pelo rap no Brasil. Isto sem falar nos milhares e milhares que se encontram "do lado de lá da muralha". Sua responsabilidade é grande, ele sabe disso. Torcemos para que mantenha sua coerência e siga seu caminho. Toda sorte ao guerreiro Dexter!

Maiores informações e entrevista no Blog Oficial: Dexter 8º Anjo