domingo, 13 de abril de 2008

American Gangster

x

x

O traficante Frank Lucas (Denzel Washington) e o policial Richie Roberts (Russell Crowe) são os protagonistas deste filme que possui ainda em seu elenco Cuba Gooding Jr. e os rapper's Common, T.I. e RZA (Wu-Tang Clan). Lucas cresceu na Carolina do Norte, um estado segregado pelo racismo, e quando criança viu seu primo ser morto por membros da Ku Klux Klan (KKK) pelo simples fato de ter olhado para uma garota branca. Ele se tornou um poderoso traficante, fazendo uso de inteligência e charme... Richie é o policial que comandou uma força federal para desmantelar a organização que trazia heroína para os E.U.A., e o resto do filme eu prefiro não contar... Mas você já imagina...

x
Durante as filmagens Denzel esteve com o verdadeiro Frank Lucas e afirmou que foi um encontro adorável. Ele comentou também que sua cena preferida é a de quando os rivais Ritchie Roberts (Crowe) e Frank Lucas (Denzel) finalmente se encontram. De fato, o diálogo entre os dois é memorável. Aliás, os dois personagens dão ao filme uma ambiguidade interessante, pois o policial incorruptível não é tão perfeito assim e o gangsta frio e cruel tem também um lado de respeito à família: no final das contas, os dois são humanos. A trama é bem construída e envolvente, além do final (que geralmente é o que põe tudo a perder) ser surpreendente.
x
x
American Gangster já entra para a história como um grande filme do gênero gangsta, repetindo talvez um ou outro clichê (afinal, é hollywood...), mas com certeza mesclando boas atuações com um pouco de realidade (o filme é baseado em fatos reais...), tudo no clima dos anos 70 e com uma família negra no comando do tráfico, numa posição que normalmente seria dos italianos. A direção foi de Ridley Scott, que tem no currículo "Alien", Thelma e Louise", "Gladiador", "Hannibal", entre outros. Vale a pena assistir, ainda mais para quem é fã do gênero.
x
x

Nenhum comentário: