sábado, 31 de maio de 2008

I Love This Game



A Maior Rivalidade da NBA

Depois de 21 anos a história se repete. As duas franquias que disputam a série final dos playoffs (melhor de sete partidas) nesta quinta-feira, 5 de junho, compartilham a maior rivalidade da NBA. São, ao todo, 40 títulos em quadra, 16 para o Celtics (o maior vencedor de todos os tempos) e 14 para o Lakers (o 2º maior, contando 5 vitórias como Minneapolis Lakers, antes da franquia se firmar em Los Angeles definitivamente, em 1960). Lakers e Celtics disputaram o título 10 vezes ao longo da história (em 59, 62, 63, 65, 66, 68, 69, 84, 85 e 87). Nas estatísticas, o Celtics leva vantagem, tendo vencido 8 vezes o confronto. Esta sina somente foi quebrada quando o Lakers de Magic Johnson venceu 2 vezes em 85 e 87. Por outro lado, o último título do Celtics foi em 86 (há 22 anos), enquanto o do Lakers foi a apenas 6 anos, em 2002 (em 2004 o Lakers foi vice).


A tradição do confronto é tamanha que invadiu até os videogames: quem jogou nos anos 90 certamente conheceu o jogo “Lakers vs. Celtics”. A rivalidade entre Larry Bird e Magic Johnson, desde o basquete universitário, foi responsável por tornar a NBA um campeonato acompanhado no mundo todo e é lembrada com saudosismo pelos fãs. Aliás, muitas foram as feras que passaram pelas duas mais vitoriosas e tradicionais franquias da NBA:

Pelo Celtics passaram:

6 - Bill Russell (11 títulos, 5 vezes MVP, 12 vezes no All Star Game)
(maior campeão da NBA de todos os tempos)
33 - Larry Bird (3 títulos, 3 vezes MVP, 12 vezes no All Star Game)
(3 vezes campeão do torneio de 3 pontos do All Star Weekend)
14 - Bob Cousy (6 títulos, 1 vez MVP, 13 vezes no All Star Game)
17 - John Havliceck (8 títulos, 13 vezes no All Star Game)
0 - Robert Parish (4 títulos, 9 vezes no All Star Game)


Pelo Lakers passaram:

33 - Kareem Abdul-Jabbar (6 títulos, 6 vezes MVP, 19 vezes no All Star Game)
(inventor do gancho e maior pontuador com 38.387 pontos na NBA)
13 - Wilt Chamberlain (2 títulos, 4 vezes MVP, 13 vezes no All Star Game)
(média de 50,4 pontos em 62, único a marcar 100 pontos em uma única partida)
32 - Magic Johnson (5 títulos, 3 vezes MVP, 12 vezes no All Star Game)
34 - Shaquille O’neil (4 títulos, 1 vez MVP, 14 vezes no All Star Game)
44 - Jerry West (1 título, 14 vezes no All Star Game)

“Talvez algumas pessoas se remexam em seus túmulos e reapareçam” afirmou Phil Jackson, quando questionado, logo na primeira série dos playoffs, sobre a possibilidade deste confronto, há mais de 1 mês atrás. “Esqueçam a Liga. O Basquetebol precisa de um Celtics vs. Lakers” disse Magic Johnson. Nos últimos jogos do Celtics a ESPN exibiu um bate papo com Garnett e Russell que foi de arrepiar. O clima já está no ar...


Os Verdes

Com um placar de 89 x 81 a equipe do Boston Celtics venceu ontem o Detroit Pistons de virada, na casa dos “bad boys”, e garantiu sua presença na grande final da NBA. A série (melhor de sete) foi vencida por 4 x 2, com direito a duas vitórias fora de casa. Se a dificuldade de passar pelo Atlanta Hawks e pelo Cleveland Cavaliers jogou uma sombra de dúvidas sobre o Celtics, a vitória de ontem serviu para provar que o Boston Celtics vai com força para a grande final.


A equipe do Boston foi reforçada nesta temporada com duas grandes estrelas de ponta, Kevin Garnett (MVP em 2003-2004 e melhor defensor desta temporada) e Ray Allen. A equipe já contava com Paul Pierce, o terceiro jogador, que junto com os dois primeiros formam o fantástico “Big Three”. Ninguém merece tanto esta classificação quanto ele, que aguentou como um carregador de piano a fase de vacas magras do Boston, como no ano passado, em que a equipe foi um saco de pancadas na liga. Paul Pierce marcou 27 pontos e pegou 8 rebotes, mais do que os dois pivôs do time.

Rajon Rondo e Kendrick Perkins completam o time. Perkins, pivô, tem se destacado nas últimas partidas. Já o novato armador Rondo, que tem feito o veterano Sam Cassel mofar no banco de reservas, possui um futuro promissor na liga. No banco, Posey é quem tem se destacado mais, em especial nos playoffs, embora a equipe tenha ainda House, Powe e Brown. O Boston Celtics se classifica merecidamente após ter feito a melhor campanha da temporada regular (não somente do Leste, mas de toda a liga) com 66 vitórias e 16 derrotas.


Os Amarelos

Antes do Celtics, foi o Los Angeles Lakers quem garantiu sua classificação com uma vitória sobre o San Antonio Spurs (atual campeão da liga) por 100 a 92 de virada (coincidentemente), na casa do adversário também. A série foi vencida com mais folga: 4 x 1. Com incríveis 39 pontos do “MVP” (Most Valuable Player, o melhor da temporada, título que já foi seis vezes de Michael Jordan) Kobe Bryant garantiu a classificação do Lakers.

Com a saída de Shaquille O’neil, com quem Kobe formou uma dupla vitoriosa entre 2000, 2001 e 2002 (tri-campeonato do Lakers), a equipe californiana não mais chegou ao topo da liga norte-americana. Isto fez com que se criasse um rumor de que Kobe, sem Shaq, seria incapaz de levar os Lakers a um novo título. A contratação de Pau Gasol (que pegou 19 rebotes na partida que despachou o Spurs) deu novo gás a franquia que chegou novamente a grande final este ano. Lamar Odom, Derek Fisher e Radmanovic completam o elenco. Com 57 vitórias e 25 derrotas, o Lakers fez a melhor campanha do Oeste.

Nenhum comentário: