sábado, 14 de fevereiro de 2009

Hip-Hop Cultura de Rua


No ano passado a coletânea de rap "Hip-Hop Cultura de Rua" completou 20 anos após seu lançamento em 1988. Foi o primeiro registro fonográfico do rap brasileiro. Foi também o trabalho que imortalizou a dupla Thayde e DJ Hum, através do sucesso "Corpo Fechado".

Era a cultura da São Bento registrada em áudio. Eram os b. boys, só que agora cantando. Um retrato de uma época...

Qualquer pessoa que tenha vivido o surgimento do hip hop no Brasil teve contato com este disco de vinil. É impossível não aflorarem lembranças. Eu mesmo me recordo que ficava horas observando a capa do disco, admirando os tênis... Quem diria que um dia o Thayde estaria na MTV ou na Globo...

Na época, eu me lembro que não havia informação sobre o movimento. Quando chegava alguma, a sensação era de alegria intensa. A capa deste play é histórica neste sentido. A primeira vez que a vi foi excitante, pois nunca tinha visto os caras que cantavam as músicas que eu ouvia nos bailes do bairro e no rádio. Ainda assim, na época, eu não sabia quem era quem...

Eu morava perto do Ébanos Club, onde a equipe Color´s tocava, e toda esta rapaziada se apresentou lá: MC Jack, O Credo, Código 13, etc. Como eu tinha apenas 10 anos em 88, eu não podia entrar nos bailes (somente nas matinês de domingo...). Mas, de casa, eu podia escutar os ecos dos shows. Lembro que esperei ansiosamente até completar 16 anos para curtir meu primeiro baile...

A primeira vez que vi o Thayde e o DJ Hum foi no programa infantil da Mara, no SBT. Aff! Lá se vão muitos anos...

Lembranças pessoais à parte, este é um álbum histórico, obrigatório. O programa Freestyle (na web, clique aqui) fez uma edição especial, no ano passado, comemorando os 20 anos de lançamento do álbum. Lá tem entrevistas com Nazi (do IRA!), um dos produtores, além dos próprios grupos que participaram. E as músicas, é claro!

Vale a pena conferir!

Um comentário:

L........ disse...

É amo funk mas tenho uma vontade louca de dançar hip hop . não vou me identificar mas sou aluno do lucas na escola admar correa .