sexta-feira, 6 de março de 2009

O Bom e Velho Too $hort

x
x
Um dos principais fenômenos da "golden age of hip hop" (era de ouro do hip hop), o rapper Too $hort, anunciou seu novo grupo, o "Town Bizness", e promete um novo álbum para 2009. Em abril deste ano o mundo conhecerá o álbum "Can't Take It With You", que será gravado por uma banca de Oakland que inclui o conhecido Tony, Toni, Tone! (Elijah Baker) além de Silk E, Martin Luther, Kev Choice e B. Collier, além do próprio Too $hort.
x
Too $hort influenciou gerações de rapper's no mundo todo, desde Gangsta's, passando por MC's Old School, até representantes da Dyrth South music. Ele viveu "Lew-Loc" nos cinemas, no filme "Menace II Society" (Perigo para a Sociedade). Foi ele o pioneiro a usar a expressão "Bitch" (pronuncia-se Biatch!) e a imortalizá-la. O termo ganhou as ruas e virou uma gíria usada nos Estados Unidos inteiro (é comum no cinema atualmente) e se popularizou nas músicas de Snoop Dogg, influenciadas por $hort. É impossível alguém ter curtido os bailes black's dos anos 80 e 90 e não ter dançado ao som de "Life Is... Too Short" (veja o clipe aqui) ou mesmo o clássico "I Ain't Trippin'" (não deixe de ver o clipe aqui!), manjadíssima...
x
Dono de um timbre de voz inconfundível e único, possui 17 trabalhos gravados em uma extensa carreira que começou em 83. Seu estilo é caracterizado especialmente pelo groove do funk music, embora seja difícil classificar sua música... Isto porque, ao mesmo tempo em que é um pioneiro, possui uma marca bem distinta dos outros integrantes da "Old School", o que o aproxima do Gangsta Rap. Suas letras abordam o sexo com muita frequência (é sem dúvida seu tema predileto...), o que influenciou toda a geração seguinte de "Pimp's" da vida. No entanto, músicas como "The Ghetto" e "Gettin' It" desencorajam a bandidagem e o uso de drogas.
x
x
Too $hort é um capítulo fundamental na história do rap, sem dúvida. Seu novo trabalho é uma oportunidade única para os novos fãs de rap entrarem em contato com este "monstro".
x

Nenhum comentário: