segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Chuck D e Publick Enemy: Militância Política no Hip Hop


Chuck D é o líder do conceituado Public Enemy, um clássico grupo de rap norte-americano que compôs a trilha do filme "Faça a Coisa Certa", de Spike Lee. O Public Enemy é o grupo norte-americano de maior influência política, em função de seu discurso contundente, exposto em letras de músicas como "Don't Believe the Hype" e "Fight the Power". A lista de admiradores do Chuck D vai longe e constam nela desde o Zack de La Rocha (Rage Against the Machine), até o Bono Vox (U2). Recentemente, Chuck D deu uma entrevista para o Rosebud e falou sobre seu engajamento no projeto "Hip Hop Gods", um portal de rap dedicado a cultivar as raízes do hip hop através de seus fundamentos.

Leia aqui a entrevista no Hip Hop Gods.

Segundo "D", pessoas como Big Daddy Kane and Grandmaster Flash continuam a produzir, mas não possuem o devido reconhecimento do público. Na verdade, muitas pessoas curtem o trabalho deles, mas não possuem acesso. Outros então nem chegam a conhecer devido à falta de divulgação adequada...


"Quando o Grandmaster Flash and the Furious Five e o Run DMC entraram para o Hall da Fama quase não houve o reconhecimento devido, o que não aconteceria se fosse um 50 Cent ou um Kanye West... O Hip Hop Gods foi criado para corrigir estas injustiças" (sic)

Antenado com o que está acontecendo no mundo da música, Chuck D criticou o mercado fonográfico - o "mainstream", em função de não valorizar os trabalhos mais profundos da cultura hip hop. Mas falou também dos novos meios tecnológicos, onde gravar uma música ou um videoclipe tornou-se mais acessível. Segundo o rapper, falta ao hip hop conhecer melhor, aprendendo a trabalhar e se apropriando destes novos recursos. No próximo período, a relação entre artista e público poderá ter menor influência do mercado através de gravadoras - como acontecia antes - e devemos nos prepararmos para isto. "Falta conhecimento de relações públicas nos dias de hoje", afirmou o rapper.

"Sarkozy é como qualquer outra elite européia: ele lucrou com o assassinato, estupro e pilhagem dos menos afortunados e ele se recusa a permitir a igualdade de oportunidades para aqueles homens e mulheres da África" (sic)


Apesar de todas as polêmicas nas quais o rapper Chuck D se envolveu, ele teve uma trajetória impecável. Toda a controvérsia em torno dele gira em torno de seus posicionamentos críticos: propostas de boicote à empresas que utilizam mão de obra escrava nos dias de hoje; apoio de primeira hora às redes P2P e ao compartilhamento de músicas pela internet; duras críticas ao imperialismo norte-americano e ao discurso apologista do machismo, do crime e da violência promovido por muitos rappers adeptos do Gangsta Rap. Enfim, engajamento político puro!

Vida longa ao Hip Hop Gods! E ao Chuck D!

Leia no site do rapper Gog (clique aqui) uma outra entrevista de Chuck D sobre técnicas para MC's.

Conheça aqui o site oficial do Public Enemy.

2 comentários:

Dani Vieira disse...

Conteúdo de primeira! Ótimo blog!

José María Souza Costa disse...

Vim te ler, e convidar a seguirmos pelos blogs.
Abraços e
Sigamos por aqui
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com