terça-feira, 12 de outubro de 2010

Rage Against the Machine e MST!



A banda de rock Rage Against the Machine, conhecida por seu discurso político de esquerda e pela mescla de rap com metal, tocou pela primeira vez no Brasil neste final de semana, último dia 9. O Multishow (sistema Globo, à cabo) estava  transmitindo ao vivo o evento e, após algumas interrupções, a trasmissão foi finalizada abruptamente, sem maiores justificativas.


Zack de la Rocha, vocalista, dedicou a musica "People of the Sun" ao MST e o guitarrista Tom Morello usou um boné do movimento durante a música "Wake Up". Parte do cachê da banda será doado ao MST, conforme promessa do Zack após encontro com militantes do movimento.

"O MST é um exemplo de justiça social e econômica, um grande exemplo para nós" (sic) afirmou Zack de la Rocha

Antes do início do show os apresentadores já diziam que rolaria uma invasão na área vip (premium) do evento. O público acabou realmente invadindo a tal área vip e, com o tumulto, o show acabou sendo interrompido 2 vezes. A banda, descontente com a existência da tal área vip, encorajou os fãs em seu site a invadirem o espaço antes do show. Circula pela internet a notícia que o motivo do encerramento da transmissão foram as referências da banda ao MST. Já o Multishow soltou uma nota dizendo que, com a invasão, muitos equipamentos foram danificados e seus profissionais ficaram sob risco. Por fim, acabei não vendo o Bis, quando tocaram o sucesso "Killing in The Name". Tom Morello postou um comentário no Twitter afirmando que "se a Globo cortou a transmissão por conta do boné do MST isto é um sinal de vitória" e virou Top Twitter no domingo aqui no Brasil.


Que o Rage é uma ótima banda, não se discute. Até um ouvinte xiita da rap, como eu, admite isso. Já as posturas do Rage são polêmicas. Particularmente, eu acho muito coerente a atitude da banda. Ser um revolucionário é querer levar sua mensagem ao maior número de pessoas e isto não é possível para um artista sem algum apoio do "mainstream". Eles poderiam por o burro na sombra, fazendo um show todo quadradinho, para agradar os playboys do SWU (Starts With You, nome do festival que prega a sustentabilidade). Fizeram uma opção muito digna, na minha opinião, e criaram uma polêmica saudável. Se há algum marketing nisso, é um marketing muito mais interessante que o convencional, por seu conteúdo político provocativo.

Um ingresso para os 3 dias em pista premium custou R$ 1.680,00...


Agora, o SWU, francamente... Os sonolentos "Los Hermanos" abrindo um show do Rage... Num festival que prega a sustentabilidade e vende produtos embalados em plástico, inclusive, em papel plastificado, não reciclável... Com pouquícimas latas de lixo... Num grande latifúndio improdutivo, a fazenda Maeda, em Itu? Que ironia... Logo com o Rage Against the Machine...

Viva o MST!

3 comentários:

Anônimo disse...

O S. W. U. foi um evento criado plo N. W. O. para por a culpa de tudo que é prejudicial na Terra em nós, o RATM ja sabendo disso tentaram "avacalhar" com os planos desses poderosos que gonvernam o mundo inteiro.

Anônimo disse...

Cara eu adoro essa banda mas agora que eu soube que eles sao a favor desse ladrões que tomam as terras do povo que sofre para ter a terra que tem eu n sou mais fãn deles

Larissa Lisboa disse...

Elemento, você é Diabólico...rsrsrs

Li os comentários anteriores e me diverti bastante. O último, provavelmente vindo de mais um telespectador do Jornal Nacional, é o espelho da ignorância daquele brasileiro burguês que reproduz todo o enlatado midiático.

Claro, é muito mais fácil e menos trabalhoso reproduzir algo que viu na tv do que estudar melhor o assunto. Comida fast, Tv fast, Mediocridade faster...

Adorei o texto! Vou baixar o cd dos caras!

Passa lá no "Diabólicas" para tomar um cafézinho!

Abraços,
Larissa