quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretaria de Cultura Não Cumpre a Lei 9.515 (de 1997) que Institui a Lavagem da Escadaria


  
O candomblé é um exemplo de resistência negra no Brasil. Seus terreiros são guardiões da ancestralidade negra, espaços de sobrevivência da cultura do povo negro, através dos dialetos africanos. Seus cultos, vivos até os dias de hoje, atravessaram séculos de escravidão e racismo, com muita dignidade. Seus adeptos, mesmo sob perseguição de outras religiões, continuam sendo exemplos de tolerância religiosa.

Foi em busca de merecido respeito e visibilidade para as comunidades tradicionais de terreiro que as Mães Dango e Corajacy iniciaram, há 25 anos atrás, num sábado de aleluia, a Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas. O evento, que terá este ano sua 26ª edição, traz consigo toda uma simbologia de purificação e celebração da resistência negra, através da afirmação da identidade afro-descendente brasileira.


Por força de um projeto de lei (Lei 9.515 de 1997) de autoria do então vereador Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho do PT, a Lavagem das Escadarias faz parte do calendário oficial da cidade de Campinas, a partir de 1998. Conforme a lei (Artigos 2º, 4º e 5º), cabe ao poder público, através da Secretaria de Cultura, fornecer a infra-estrutura e a divulgação necessária para a realização do evento, bem como promover o entendimento com a Igreja Católica.


Para surpresa das Mães Dango e Corajacy, a Secretaria de Cultura publicou no Diário Oficial uma convocatória para a reunião de organização da Lavagem das Escadarias, sem que suas duas idealizadoras e principais organizadoras fossem informadas previamente, numa atitude de total desrespeito com a história do evento na cidade. O que está por trás desta iniciativa? Estaria a Secretaria de Cultura, de modo ilegítimo, tentando se apropriar da Lavagem das Escadarias? Com que finalidade? A reunião promete ser polêmica.

Foi para evitar agressões deste tipo que a lei 9.515 foi instituída. Por aqui, manifestamos nosso repúdio a qualquer iniciativa que vise atacar uma das realizações mais tradicionais da cidade de Campinas, bem como descumprir a lei e o calendário oficial do município.


2 comentários:

Lajara Janaina disse...

Adriano,

São tantas histórias que dariam um livro, teve um ano que a prefeitura comprou desinfetante para lavar as escadarias.
A novidade deste ano (2011) foi à publicação no diário oficial, que de fato é uma excelente ideia, mas deveria pelo menos "consultar" as mães de santo e ou convidar as fundadoras e organizadoras do evento.
Quando recebi a convocação por diário oficial fiquei muito surpresa com o que estava escrito: “organização da lavagem das escadarias” e as fundadoras não tinham sido informadas.
Eu e a mãe Corajacy ficamos sabendo "por acaso", achamos bem estranho a situação, como priorizamos o diálogo esperamos a reunião. Acredito que ficou tudo escurecido, resolvido, espero!
Agora, só gostaria de saber quem faz leituras do diário oficial? Bem, só para burocrata, mesmo!!! rs rs
Obrigado pelo apoio.
Lajara

Anônimo disse...

I guess you'll want to get a facebook button to your website. I just bookmarked this url, but I must make it by hand. Just my suggestion.