domingo, 5 de novembro de 2006

Racionais Mc´s Lança DVD


Racionais Mc´s prepara um documentário sobre a música negra em São Paulo. O documentário mostra os anos seguintes à partir da abolição da escravidão em 1888 e termina exatamente onde começa o rap: nos anos 80. No documentário, denuncia-se o projeto de branqueamento do país, onde os negros foram relegados ao desemprego enquanto os imigrantes europeus tiveram prioridade e assumiram os postos de trabalho que surgiram. Isto sem falar no período da escravidão, onde o negro foi responsável pela construção da riqueza do país e não levou nada em troca, saindo com uma mão na frente e outra atrás após a Lei Áurea.

A proposta do Racionais Mc´s é mostrar também o contexto político, onde os negros construíram sua resistência, através do teatro, da poesia, da militância no movimento negro e principalmente da música. Os bailes, segundo Brown, "eram um espaço político disfarçado para a resistência negra desde os anos 20, mesmo durante a ditadura do Getúlio Vargas" por exemplo, onde a militância política era proibida.

No documentário, a musica negra americana é apresentada como uma fonte de inspiração e referência aos negros brasileiros, uma forma de desabafo e diversão. Segundo Brown, "dizem que o rapper brasileiro é americanizado, mas a musica negra americana era, e ainda é, em muitos sentidos, uma musica que possui maior identidade com o negro brasileiro do que muito do que se produz por aqui". Para Brown, "o negro precisa saber que o Brasil nos deve, e portanto não está em condições de nos cobrar patriotismo..."

Maurício Black Mad, Wiliam da Zimbabwe, Tony Hits e Luizão da Chic Show estão entre os entrevistados no documentário. Em entrevista no programa "O Som Psicodélico de Tony Rits" Brown fala um pouco sobre este projeto e conta maiores detalhes, além de indicar também um musical muito louco. É importante o conhecimento de nossa história, até por justiça aos muitos que deram seu sangue no passado e criaram as condições para que o Rap surgisse. Vale a pena conferir.

Segue o link da entrevista do Mano Brown no programa do Tony Rits:

http://radio.musica.uol.com.br/tonyhits.jhtm

2 comentários:

Glauco Pacheco disse...

Aí Adriano, o blog ta interessante todas as matérias,continua assim nego importante é esse tipo de meio de informação em meio os irmãos,show de bola !!!

Anônimo disse...

Tô louca pra ver esse doc...Como tudo que os caras produzem deve ser absolutamente inperdivel!!!

Fui