sexta-feira, 11 de maio de 2007

Criminalização do Hip Hop II

Quanto mais analiso, mais me parece evidente. Seguem mais algumas informações passadas por parceiros/as que estiveram na Virada Cultural e me expuseram os fatos em suas versões:

1 - Desde muito antes do Show do Racionais Mc´s haviam pessoas em cima da famigerada Banca de Jornal, que a PM de São Paulo defendeu com tanta garra. Aliás, havia gente em cima dos banheiros químicos, dos postes, e pasmem: até nos mastros das bandeiras da Praça da Sé... No show do Nação Zumbi mesmo, conforme e-mail que recebi, por volta das 24 horas, a banda pedia para que o público descesse para não se machucar.

2 - Até a hora do show, a polícia "passou" pelo evento e não se manifestou em nenhum momento sobre o público que improvisou seus "camarotes"... Na hora que o Racionais subiu no palco, parece que o efetivo inteiro da polícia chegou de repente, inclusive o Choque! Que coincidência!

3 - Havia, é bom deixar claro, muita gente fazendo uso de entorpecente, álcool, etc. Aliás, como acontece em qualquer show, inclusive frequentados pela elite.

4 - A desculpa de que o atraso revoltou o público não cola. Eu mesmo já vi no mínimo uns 30 shows do Racionais em Campinas, em São Paulo e em outros lugares. Não me lembro de algum deles ter começado no horário. Também não me lembro de ter visto tamanha confusão por conta de atrasos. Isto não isenta o Kassab de suas responsabilidades (nem o Serra, como alguns tentam fazer). Em todos os shows do Racionais eles abrem espaço para grupos menores se apresentarem antes do show deles. Acho isso, inclusive, algo que todo grupo consagrado deveria fazer.

5 - Muita gente foi assistir a Virada Cultural. Foram ver Alceu Valença, Chico Sciense e Nação Zumbi, e outros foram para passear apenas e se divertir, sem nem saber quem iria tocar (o que é muito comum na Virada Cultural...). Bom, mas o público que tumultuou o evento, ah! Eram todos fãs do Racionais Mc´s, de carteirinha. A imprensa mapeou um por um... Isto sem falar que nas notícias parece que somente o Racionais Mc´s tocou no dia... Era um show exclusivo!

Por fim, cada vez mais parece muito óbvio quem foram os verdadeiros responsáveis pelo tumulto...
(inspirado em texto do Clodoaldo - Resumo do Jazz)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oie tudo bem?

Meu nome é Camila e eu entrei no seu blogger, porque estou fazendo um trabalho na faculdade sobre rappers e gostaria de saber se por um acaso você poderia me ajudar, é um pouco urgente entao juro q agradeceria muito se você me ajudasse.

Obrigada

Elemento disse...

Mas qual o seu e-mail Camila?

Anônimo disse...

Meu e-mail eh camilaakabane@hotmail.com esse eh o meu msn tb, se você puder pegar pra gente conversar.. Nossa de verdade brigada eu preciso muito da sua ajuda.