segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Polícia Carioca já Matou 961 "Suspeitos"

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio, em 2007, a polícia carioca prendeu 22% menos criminosos do que em 2006; e, pasmem: matou 21% a mais!

Este é o conteúdo da notícia que o site IG divulgou hoje. Clique aqui para ver a notícia na íntegra e conferir mais dados. Além, é claro, dos comentários de vários internautas comemorando os números e parabenizando a polícia pela sua atuação...

Um belo dia desta semana eu acordo e vejo uma série de notícias, no telejornal, que envolviam violência extrema. E como um gran finale, a cena dos policiais caçando traficantes da Favela da Coréia como se fossem coelhos, transmitidas pela Rede Globo de televisão exaustivamente e com uma naturalidade que deixou bem clara a postura de indiferença da referida emissora. Para minha surpresa, parte significativa do país reagiu com indignação as imagens, o que obrigou a emissora a localizar, no vídeo, uma arma pesada na mão de um dos traficantes executados sumariamente. Isto depois de dar voz a organizações do movimento por direitos humanos, numa clara manobra que visou justificar e legitimar a ação da polícia carioca.

O debate que devemos fazer não é o de quem é o mocinho e o bandido, até porque, a esta altura, este debate fica meio difícil de ser feito... O grande debate, escondido por trás deste, porém muito mais importante para a sociedade como um todo, é: será que estas ações da polícia contrinuem para acabar com a violência no Rio?

A elite brasileira, do alto de sua hipocrisia demagógica, vê no policiamento ostencivo a solução para o problema da violência. É muito cômodo pra quem não é capaz de (e quer evitar a qualquer preço) fazer o real debate sobre os problemas mais profundos do país, que são a fonte de toda esta crise de violência que o país vive...

Nenhum comentário: