terça-feira, 29 de abril de 2008

O Hip Hop na Mira do Serra...

x
x
x
Depois da Virada Cultural do ano passado, quando houve um incidente com a polícia e a polêmica do show do Racionais Mc's (clique aqui e aqui para saber mais), a Virada deste ano volta a apresentar polêmica envolvendo o hip hop. A polícia tratou o movimento de forma ostenciva a tal ponto de até os artistas que se apresentaram tomarem geral. Rappin Hood, durante a sua apresentação, criticou: "Eles têm medo de negão, da revolução. Eles querem zoar a gente, mas na época da eleição vão pedir o nosso voto". Thaíde também criticou, dizendo que a polícia já espera algo de errado do movimento e que a própria localização do palco é uma forma de discriminar o hip hop.
x
x
Não adianta, por mais que o Kassab e o Serra se esforcem para passarem uma imagem de que seus governos não são elitistas, a verdade é evidente. Isto sem entrar no mérito da discussão sobre o projeto da virada em si, que comparado aos Céus da época da Marta, é muito inferior. Não é a toa que ela anda crescendo nas pesquisas. Embora a Virada Cultural faça mais barulho, não é um projeto que tenha continuidade ou consequências, não deixa raízes, etc.
x
Agora, eu pergunto:
x
Naquele show da série "Amigos", que a Rede Globo promoveu, com Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e num sei mais quem, onde morreram mais de 10 pessoas, qual foi a postura da polícia do Serra mesmo? E o Fantástico, mostrou alguma matéria "bombástica" e sensasionalista ou escondeu os fatos debaixo do tapete da Globo? E o Xitãozinho ou o Zezé, alguém sabe se eles tomam geral antes de seus shows?
x

x

x

Ponte Preta Contra Tudo e Contra Todos!


É impressionante como a imprensa é tendenciosa. Em se tratando de imprensa esportiva, a coisa é pior ainda. Quem viu o Neto comentar o jogo da Ponte Preta com o Palmeiras ficou indignado. Na opinião dele, o gramado era uma "porcaria", o time da Ponte foi "ridículo", o Aranha falhou no gol, o Sérgio foi burro, ninguém jogou nada, as gandulas estavam fora de forma (como se ele fosse muito esbelto...). Só abaixando o volume da TV pra aguentar tanta baboseira. O Neto comenta os jogos com o fígado (ou seria com o intestino? rsrsrs...). Só abaixando o volume da TV mesmo.

A imprensa torce sempre pelos "grandes", até porque são as maiores torcidas, logo representam mais audiência (leia-se $$$$$$$). Torceram para que o Corinthians se classificasse no lugar da Ponte. Torceram para que a final fosse entre São Paulo e Palmeiras. Agora, a esta altura, já estão decretando o Palmeiras como campeão. O bairrismo é impressionante...

Ponte e Guará deveriam ser festejados pelas campanhas que fizeram, mesmo contra o peso da "tradição", contra os juízes, contra a federação, contra a imprensa, contra o poder econômico (o patrocinador do Palmeiras é a Fiat. Quem é o da Ponte mesmo?). Sabemos, na hora do "vamo ver", de que lado a corda estoura. Mas, sinceramente, vamos avaliar, tirando o Valdívia, que está um pouco acima, e o peso da camisa, o que mais o Palmeiras tem que a Ponte Preta não tenha? Quando o Luís Ricardo entrava em campo, no começo do campeonato (naquela época em que os cronistas diziam que a Ponte era o Cavalo Paraguaio, lembra?), e os campineiros diziam que ele era o novo Luís Fabiano, muitos riram. Agora estão todos tecendo elogios... Isto sem falar no Aranha, no Renato, no Elias, todos jogadores de alto nível.

O Palmeiras nem jogou tão bem assim como muitos estão dizendo por aí. Inclusive, o Valdívia foi anulado pelo Conceição e isto poucos disseram. O próprio Marcos admitiu que o Palmeiras jogou mal no segundo tempo. Na minha opinião, o maior adversário da Ponte foram os desfalques e o nervosismo, que impediram um jogo melhor. A Ponte Preta chegou onde chegou por méritos próprios, com um time de qualidade, é preciso que isto fique muito claro. Se é verdade que não é o mesmo time do Dicá, o Palmeiras também não tem nenhum Ademir da Guia não...

Embora saiba que é muito difícil reverter, não é impossível. E seria uma grande satisfação contrariar a tudo e a todos...

sábado, 19 de abril de 2008

10 Anos sem Tim Maia




A Banda Black Rio comandou uma apresentação em São Paulo, no HSBC Brasil, no ultimo dia 16 (quarta-feira), em homenagem a Tim Maia, falecido a 10 anos atrás. Mano Brown (em foto acima, no destaque) foi um dos artistas convidados. Paula Lima e Toni Tornado também participaram. Coisa rara ver Mano Brown em um evento desta natureza, uma oportunidade única para seus fãs o curtirem em um momento ímpar – sorte de quem esteve por lá... Tudo em homenagem ao velho e bom Sebastião Rodrigues Maia.




A banda Black Rio retomou suas atividades em 1999, com nova formação, liderada por William Magalhães, filho do falecido membro-fundador Oberdan Magalhães. Desde a morte de Oberdan em 1984, num acidante de carro, a banda havia ficado fora de atividade. A banda Black Rio possui quatro discos gravados: o instrumental “Maria Fumaça” (1976), “Gafieira Universal” (1978), “Saci Pererê” (1980) e “Movimento” (2001). Neles os grooves do Funk estão misturados com o Samba, mesclando também elementos de Jazz e Gafieira. Veja aqui o site da banda.




Tim Maia, se estivesse vivo, estaria com 65 anos (completaria 66 no dia 28 de setembro). Recentemente li o livro de Nelson Motta chamado “A Fúria de Tim Maia”. O livro revela um lado de sua vida que é muito triste, citando o consumo desenfreado de álcool e drogas, os problemas com músicos, gravadoras e empresários, e por aí adiante. Porém, é uma grande oportunidade de entrar em contato com a intimidade do cantor, para quem é fã, penetrando no seu universo, descobrindo particularidades de seu processo criativo, de suas inspirações e de sua vida pessoal. Neste sentido, o livro têm um lado alegre e divertido, muito engraçado em diversos pontos, ao contar as folclóricas histórias que fizeram de Tim a lenda que ele é.

domingo, 13 de abril de 2008

American Gangster

x

x

O traficante Frank Lucas (Denzel Washington) e o policial Richie Roberts (Russell Crowe) são os protagonistas deste filme que possui ainda em seu elenco Cuba Gooding Jr. e os rapper's Common, T.I. e RZA (Wu-Tang Clan). Lucas cresceu na Carolina do Norte, um estado segregado pelo racismo, e quando criança viu seu primo ser morto por membros da Ku Klux Klan (KKK) pelo simples fato de ter olhado para uma garota branca. Ele se tornou um poderoso traficante, fazendo uso de inteligência e charme... Richie é o policial que comandou uma força federal para desmantelar a organização que trazia heroína para os E.U.A., e o resto do filme eu prefiro não contar... Mas você já imagina...

x
Durante as filmagens Denzel esteve com o verdadeiro Frank Lucas e afirmou que foi um encontro adorável. Ele comentou também que sua cena preferida é a de quando os rivais Ritchie Roberts (Crowe) e Frank Lucas (Denzel) finalmente se encontram. De fato, o diálogo entre os dois é memorável. Aliás, os dois personagens dão ao filme uma ambiguidade interessante, pois o policial incorruptível não é tão perfeito assim e o gangsta frio e cruel tem também um lado de respeito à família: no final das contas, os dois são humanos. A trama é bem construída e envolvente, além do final (que geralmente é o que põe tudo a perder) ser surpreendente.
x
x
American Gangster já entra para a história como um grande filme do gênero gangsta, repetindo talvez um ou outro clichê (afinal, é hollywood...), mas com certeza mesclando boas atuações com um pouco de realidade (o filme é baseado em fatos reais...), tudo no clima dos anos 70 e com uma família negra no comando do tráfico, numa posição que normalmente seria dos italianos. A direção foi de Ridley Scott, que tem no currículo "Alien", Thelma e Louise", "Gladiador", "Hannibal", entre outros. Vale a pena assistir, ainda mais para quem é fã do gênero.
x
x

domingo, 6 de abril de 2008

R.I.P. Alex F

x

Alex F, MC do Sistema Negro, conhecido também como Xandão entre os manos de Campinas, foi encontrado morto ontem, próximo a um pontilhão no São José, nas imediações do CDHU. Segundo testemunhas, Xandão teria caído após perder o equilíbrio, batendo a cabeça no córrego. Segundo informações, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) está apurando o caso. A delegada Ana Cecília Fernandes Baz, do 5 Distrito Policial, pediu exame necroscópico ao Instituto Médico legal (IML). O enterro acontece hoje, 6 de abril, às 9 horas, no Cemitério dos Amarais, em Campinas.

Alex F é o segundo da direita para a esquerda.