domingo, 15 de novembro de 2009

Mc Ren: RenIncarnated



Falei e está aí... "RenIncarnated" vêm com 10 faixas onde Ren desfila seu estilo inconfundível. Têm uns caras que fazem parte de nossa história no rap de uma forma tão forte que só o fato de poder ouvir um trampo novo do cara já é de arrepiar. O Ren é um cara desses. Pra mim, um dos maiores vocalistas do rap em todos os tempos...

A faixa título - que você pode conferir abaixo - lembra um pouco as antigas do vilão de preto e abre o CD. "Knock'em Out The Box", a segunda, é um G-Funk bem louco... Aliás, o álbum inteiro é recheado de G-Funk's. "Villainist Tales", a 6ª, têm uma pegada bem louca, com um baixão sinistrão, muito boa, bem gangsta. Tocaria no Nifama com certeza... A 8ª faixa é outra pancada: "Black Star Line", muito louca também, estilo bem gangsta, com falas políticas no meio (bem a cara do Ren...) baseada em tecladões bem pesados. Na sequência, "Return Of The Villain" vai fechando o álbum com chave de ouro, bem dançante, lembra até um pouco o álbum Rutless For Life. "V-Funk" finaliza o álbum, um G-Funk também, bem na linha Dr. Dre 2001. O refrão dela faz referência a "Dr. Frankeinstein" (George Clinton na veia!).

Mc Ren foi um dos membros do lendário NWA (Niggaz With Atitude). Foi um dos grupos mais polêmicos da história do rap, responsável por levar o Gangsta Rap ao mundo todo. Uma vez, questionado pelo site Hip Hop DX sobre a reação dos membros do NWA em relação à carta que o FBI mandou para eles na época do som "Fuck the Police", ele afirmou que foi publicidade gratuíta. Os membros do grupo não se importaram... Quem se preocupou, na época, foram os executivos da gravadora. Nesta mesma entrevista Ren falou sobre a morte de Eazy E. Ele, antes de morrer, vítima de AIDS, chegou a falar com Ren sobre uma possível volta do NWA, na mesma semana em que gravaram "The Motherfuckin' Real". Eazy E faleceu semanas depois...

Mc Ren é um grande letrista, bem acima da média norte-americana. Continua seguindo sua história com muita dignidade, sem se perder nas idéias. Não abriu mão de sua linha, o que é mais importante, embora tenha se renovado bastante. Ele não se coloca como um "gangsta rapper". Segundo Ren, este termo foi muito batido pela imprensa. Mesmo na época do NWA eles se afirmavam muito mais como "hardcore" ou "undergroumd" rapper's.

Nem vou comentar mais nada... baixa o álbum e confira. Vida longa ao vilão!!!

Um comentário:

Eduardo disse...

Sem dúvida este albúm me fez remeter a uma época de ouro do movimento hip hop , parabéns pela cronica Adriano!!!!!!!!!!!!!!!!