terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Verdade sobre os Piratas da Somália




Sabemos que os conflitos étnicos que se espalham pela África são um legado do período colonial. São consequências dos saques das riquezas, dos sequestros de vidas humanas para abastecer o sistema escravocrata, da maneira como as grandes potências européias dividiram o continente na régua.

A Somália é um dos únicos países africanos onde fala-se uma só língua e cultua-se uma só religião. Se o problema da África são os conflitos entre tribos "não-civilizadas", como tentam fazer crer os meios de comunicação de massa, porque então a Somália não possui um governo estabelecido a praticamente 20 anos?

A Quem Interessa o Caos na Somália?

As grandes potências mundiais, em particular os Estados Unidos, possuem interesse nas reservas de petróleo da Somália. Um governo independente poderia abrir negociações com países como Rússia, China ou Índia (geograficamente, muito mais próximos...). Por isso, o caos político que reina na Somália é um objetivo, até que um governo subserviente seja imposto pelos norte americanos para consolidar seus interesses econômicos imperialistas.

Os barcos asiáticos e europeus se aproveitam do caos político e pescam na costa da Somália sem licença, de forma predatória, tirando de muitos uma das únicas opções de luta pela sobrevivência. Empresas européias encontraram nesta mesma costa um bom lugar para desovar seus resíduos nucleares. Estes resíduos nucleares e dejetos tóxicos foram empurrados pelo Tsunami costa adentro, provocando um desastre ambiental. Moradores da costa têm sofrido de enfermidades desconhecidas desde então. Os pescadores, com suas técnicas rudimentares, após sucumbir diante da pesca predatória, decidiram-se pela resistência: estes são os piratas. Mas isto o Fantástico não mostrou no domingo passado. A Rede Globo têm que exercer o seu papel de defender as grandes potências, omitindo e distorcendo informações...

Mais do que tudo isto, a Somália detêm a maior costa africana (3.300 Km) e situa-se numa região estratégica para quem quer impedir o desenvolvimento de potências como a China e a Índia. O Oceano Índico é palco para o trânsito de 70% dos produtos petrolíficos mundiais. Com o pretexto de combater a pirataria, a OTAN, a serviço dos interesses norte americanos e de outras potências, mantêem um arsenal militar na área. Quem são os verdadeiros piratas se são os europeus que ingressam em águas dos mares da Somália, desrespeitando sua soberania, para explorar impunemente suas riquezas?

Porque a imprensa internacional não denunciou os "barris da morte", dejetos tóxicos que as empresas européias soltaram nos mares da Somália e mataram centenas? Milhares de toneladas de resíduos radioativos foram despejadas impunemente, sem que os grandes meios de comunicação se levantassem.

Historicamente, existem teses sobre os piratas que divergem do pensamento hegemônico sobre o tema. Há quem defenda que os piratas nada mais eram do que marinheiros rebeldes que se insurgiam contra a tirania de seus capitães...

Fonte de Pesquisa: Rebelión

Um comentário:

ademi disse...

Prezado,

Parabéns pelo Blog, traz muita informação interessante.
A respeito deste texto sobre os "piratas", até acredito em algumas questões aqui levantadas referente ao enviado da ONU à Somália sobre as questões de despejo de lixo radioativo na costa da somália(tem sites oficiais da declaração que ele deu). O que me intriga é o seguinte: Como os países europeus despejam este lixo radioativo todo lá, e eles próprios fazem a pesca predatória? Pra mim isso é contraditório, haja visto que a contaminação dos animais por estes elementos radioativos é extremamente prejudicial, e se isso for verdade seria no minimo burrice. Gosaria que me enviasse textos,reportagens, que falassem mais sobre isso. Me preocupo muito com o outro lado das noticias, quando as coisas são exageradas e acabam perdendo credibilidade.
Fico no agaurdo do seu contato.
Meu e-mail é ademijr@terra.com.br
Obrigado.