sexta-feira, 23 de abril de 2010

Rap duBom: Ayo Shani e Eli Efi


Na semana em que muita coisa aconteceu (Mano Brown completou 40 anos e o Rapper Guru faleceu - R.I.P.), um pouco de Rap "dubom" pra aliviar a nossa mente. Seguem duas dicas muito loucas de som em primeira mão: Eli Efi e Ayo Shani. Um mergulho nas raízes negras num tempo em que o Rap Nacional está um pouco distante delas.


O veterano rapper do DMN, Eli Efi, agora morando no Bronx em New York City, lançou uma mixtape que pode ser conferida no seu site (clique aqui). "Propaganda - The Single" é o nome da pancada que saiu no final de 2009. As rimas lembram o bom e velho DMN, grupo que Eli Efi integrou aqui no Brasil e que o revelou nos anos 90. O DMN é o grupo que foi mais a fundo no debate racial em todos os tempos no rap nacional. Muito consciente e ideológico, no bom sentido da expressão. Passaram várias vezes aqui por Campinas, inclusive tiveram intensa participação na construção do Hip Hop em Trânsito, em suas primeiras edições. As letras e produções marcam a influência do Public Enemy. Muito louco ver que o veterano Eli Efi está na ativa. Fiquei feliz também de ver que ele fez opção de cantar em português. Mantendo as raízes sempre. Na página do Eli Efi é possível conferir uma faixa bônus, "Marcha Soldado", e um remix de "Propaganda". Alta qualidade.


Outra dica valiosa é o site do Ayo Shani (clique aqui para conferir na seção "galeria"). O rapper de São Paulo, que têm um pezinho em Campinas também, disponibilizou uma versão não oficial de "Sankofa". A música usa referências da capoeira em sua produção. Ouvi recentemente na Casa de Cultura Tainã, no próprio local onde foi produzida. No site você confere também, além de uma versão remix de "Sankofa", um trampo do Guerreiros Periféricos, grupo de Shani: "Eternamente". Muito louco o trampo, vale a pena ouvir.

Nenhum comentário: