terça-feira, 24 de agosto de 2010

Com a Palavra... Mano Brown!

Há alguns dias vêm rolando na internet a campanha #salveomanoseminas. Já num clima de "fato consumado", mas com a certeza de nossa força e capacidade como movimento, Mano Brown deu o depoimento abaixo em apoio à campanha:


#salveomanoseminas


A direção da TV Cultura está excluindo uma série de programas de sua grade de programação. As razões, extremamente obscuras até aqui. As circunstâncias apontam para motivações políticas, ainda mais depois que dois jornalistas que criticaram os pedágios do governo José Serra foram afastados, entre eles o Heródoto Barbeiro, do Roda Viva. Um dos programas "limados", é claro, é o "Manos e Minas". Um dos únicos programas da TV brasileira que dialoga com a periferia, se não o único.

Tenho algumas ressalvas ao programa: gostaria de ver o hip hop representado com todas as suas nuances nele, o que não acontecia. No formato proposto, um Realidade Cruel ou um Facção Central, seriam atrações impensáveis, mesmo possuindo todo o mérito necessário... Falta ainda muito respeito com o rap e a periferia, sem dúvida. De qualquer forma, o programa Manos e Minas foi um avanço, uma oportunidade ímpar que a direção da TV Cultura, uma TV "PÚBLICA", está jogando na lata do lixo.

Leia mais no excelente blog Per Raps: http://perraps.wordpress.com/


Atualização: O Per Raps acabou de postar notícia sobre o recuo da TV Cultura. Nossa campanha foi vitoriosa... Que tal uma nova campanha:


#salveohiphopnaviradaculturalpaulista

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Gangsta Rap: Agoniza, Mas Não Morre



Para Onde Vai o Gangsta Rap?

O Gangsta Rap sofre hoje com as consequências de seus erros no passado. A soberba do sucesso, que subiu a cabeça de muitos, levou o G Rap para caminhos perigosos, que o fizeram perder espaço para a Costa Leste. O rap que era um forte recado dos guetos da Costa Oeste, em especial de Compton, perdeu força e propósito ao cair no erro dos exageros: apologia ao crime, machismo, ostentação... O que era denúncia e protesto contundente, se tornou uma banalidade comercial ridícula, sensacionalista, que não ajuda nada e, pelo contrário, só atrapalha...

O problema é que, mesmo reconhecendo isto, existe uma geração, à qual eu pertenço, que cresceu e se formou ouvindo e apreciando esta estética, este estilo. A levada, o balanço, as bases, a produção. Existe um legado a ser defendido. O Gangsta Rap precisa re-encontrar seu caminho...


Ele não morreu, definitivamente. Ele é um clássico, que precisa resgatar as suas forças. Para aqueles que se arrepiam de ouvir as velhas levadas consagradas, como eu, seguem alguns consolos...

Começando pela novidade Pilot, um garoto de Long Beach produzido por Soopafly, lançado por ninguém menos que Kurupt. A música chama-se "4 The Ladies". A dupla Kriss Kross talvez seja o maior exemplo de garotos se aventurando pelo rap. Justin Bieber é a maior falsificação, talvez... Para aqueles que querem ouvir algo mais autêntico, clique aqui.

O veterano rapper Ice Cube esquenta o clima para seu mais novo play

Drink the Kool-Aid

O veterano Ice Cube acaba de liberar a pancadaça "Drink The Kool-Aid". É um tira-gosto de seu aguardado álbum "I Am The West". Ouça aqui:



Conforme informações divulgadas pelo próprio Cube, todo mês, a partir de agora, será liberada na internet uma das faixas de seu novo CD, até o seu lançamento definitivo em 28 de setembro.

DJ Premier e Bun B em estúdio na gravação do álbum "Trill O.G."
R.I.P. Guru! GangStarr 4 Life!

Outra pancada é o lançamento do Bun B: uma homenagem ao finado rapper Guru. Bun B faz citações também ao seu eterno parceiro de UGK, o também finado Pimp C. Como têm morrido gente no rap ultimamente... A música faz parte do último álbum da trilogia Trill, que se chama "Trill O.G.". "Let Em Know" (ouça aqui) foi produzida pelo DJ Premier, que anda assinando muitas produções de L.A. já há algum tempo.

Por fim, clique aqui e veja o novo clipe do MC Eiht, "Made In Compton".

"Made In CPT" - O mais novo clipe de MC Eiht