Uma produtora brasileira de games (Donsoft, clique aqui) anunciou o lançamento do jogo para PC's "Capoeira Legends: Path to Freedom" (clique aqui para ver o site). A capoeira já havia sido explorada em games gringos e em filmes - o interesse pela capoeira lá fora tem crescido... No entanto, pelo que tenho conhecimento, é a primeira vez que um jogo específico com este tema vêm a público.
Gumga, do Mocambo das Estrelas, é o protagonista. O ambiente é o Rio de Janeiro de 1828. O jogo teve consultoria de Mestre Vuê, da Escola de Capoeira "Água de Beber". O projeto levou 6 anos para sua conclusão, entre pesquisas e a realização tecnológica.
O game promete repercutir. De início, é possível perceber reações diversas, com aprovações e desaprovações do público. Considerando o cenário dos jogos, e o que a criançada tem jogado ultimamente, uma iniciativa como esta pode significar um avanço, até por colocá-las em contato com uma cultura negra brasileira, com a nossa história. Obviamente, pelo pioneirismo e coragem, haverão limitações técnicas, por outro lado. Fora as limitações técnicas, o restante das críticas que eu li se devem muito mais à falta de cultura dos críticos do que à defeitos do jogo...
Toda vez que há uma exploração comercial de temas que envolvem a resistência e a luta social existe o risco de descaracterização. Não é o que me parece, ao menos num primeiro olhar. Tive a impressão inicial de que a história toda foi tratada com certa seriedade, dentro dos limites do possível.
Pra quem não está acostumado com games que envolvem violência, os vídeos disponíveis no site parecem fortes. Entretanto, perto dos jogos comercializados na atualidade, é uma brincadeira de criança...
Não sou muito de jogar, uso o PC pra outros fins... Mas, qualquer militante do movimento negro que tomar contato com o jogo vai sentir no fundo uma vontade de sair "capotando" capitães do mato e feitores por aí...
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